quarta-feira, 2 de julho de 2014

Modernização das lavouras





mecanização é o uso de ferramentas para substituir o trabalho dos seres humanos e também pode-se referir ao uso delas para auxiliar uma operação humana. A mecanização também levou o desemprego aos trabalhadores rurais, visto que a mão-de-obra foi substituída por máquinas como tratorescolheitadeirassemeadeiras e outras, que faziam o trabalho de muitos lavradores.
Na colheita da cana-de-açúcar, as máquinas estão substituindo a mão-de-obra a uma velocidade espantosa, e em um curto prazo de dez anos a colheita mecanizada saiu de 0,5% do total colhido para 35% no ano de 2000.
As primeiras máquinas destinadas a este tipo de serviço eram chamadas ceifeiras mecânicas, e foram primeiro desenvolvidas para a colheita de milho e trigo. A primeira máquina motorizada do gênero, foi inventada por Obed Hussey (1792 — 1860) , um inventor e fabricante de equipamentos mecânicos de uso agrícola estadunidense nascido no Maine. Hussey ficou famoso ao inventar o ceifeiro, a primeira máquina colheitadeira primária de sucesso, e que funcionava à tração animal, e que atingiu grande êxito comercial depois de ser patenteada em 1833, nos estados de IllinoisMarylandNova Iorque e Pensilvânia.
A modernização das lavouras, com grandes plantios comerciais em grandes áreas e com a escassez de mão-de-obra no meio rural estadunidense, contribuíram para que a colheita feita manualmente fosse substituída por máquinas de tração animal que logo passaram a ser motorizadas por motores a vapor e posteriormente por motores de combustão interna. Além disso, com o uso de colheitadeira houve melhoria na qualidade do produto colhido, a colheita é feita com maior rapidez,eficácia e menor teor de impurezas.
Com o passar do tempo foram inventadas máquinas destinadas a uma gama cada vez maior de gêneros agrícolas, como por exemplo a máquina colhedora de café, inventada no Brasil em 1979 por um japonês, Shunji Nishimura, em Pompeia, no estado de São Paulo.


Assista:



Nenhum comentário:

Postar um comentário