domingo, 16 de junho de 2013

Aracuã



O Aracuã é uma ave Galiforme e Cracídea (vide abaixo as explicações).
Pesa cerca de 620g e mede de 43 a 48 cm. Tem o corpo inteiro marrom, fêmeas com manchas brancas em todo o pescoço e machos com um “colar” branco-amarelado. Vocalizam apenas quando estão na época de Reprodução, podendo também vocalizar quando em perigo.
Alimenta-se de frutas, folhas, brotos, grãos e insetos. Vivem em matas fechadas, podendo invadir áreas com plantações grandes, nem sempre em bando.
O par faz seu ninho em mata fechada, às vezes no alto das árvores ou em ramos sobre a água ou ainda em troncos caídos; aproveitam também ninhos abandonados de aves diferentes. Põe de 2 a 3 ovos, que são incubados de 25 a 30 dias.
Voam apenas quando necessário, sempre o casal, emitindo um barulho com as asas, uma ave muito caçada por moradores, pois possui uma quantidade “satisfatória” para famílias.
TERMOS
*Os Galiformes são, na sua maioria, aves corpulentas de tamanho médio ou grande, com poderosos bicos arredondados e fortes e garras cegas, úteis para esgravatar o solo. De modo geral, deslocam-se no solo em passo muito rápido. Mantém a plumagem limpa esfregando-se na terra. Em muitas espécies, o macho é mais colorido do que a fêmea, que passa facilmente despercebida. Quando atacados, enganam os predadores largando as penas enquanto fogem. A época de reprodução é normalmente precedida por elaboradas paradas núpcias. Regra geral, é a fêmea que constrói o ninho, incuba os ovos e cuida dos filhotes. Estes nascem bastante desenvolvidos alimentando-se sozinhos. Os Galiformes distribuem-se por todos os continentes, com exceção da Antártica. da família. 

*Cracídea é uma família da ordem galiforme que inclui as aves conhecidas popularmente no Brasil como mutum, jacu e aracuã. O grupo habita sobretudo as zonas tropicais e subtropicais da América do Sul, América Central e América do Norte até o México; a espécie Ortalis vetula, no entanto, chega a incluir em sua área de distribuição o estado americano do Texas.

Veja também: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário