quarta-feira, 8 de julho de 2009

Gaio Azul




O gaio-azul (Cyanocitta cristata) é um ave passarinha e membro da família dos corvos (Corvidae) originário da América do Norte. É adaptável, agressivo, e omnívoro.


O gaio azul mede 30 cm desde o bico até a cauda e pesa 70-100g , com uma envergadura de 34-43 cm. A sua plumagem é azul na cabeça, no dorso, nas asas, e na cauda. O resto do seu corpo é branco-acinzentado com umas listas pretas na cara, nas pontas das asas, e na cauda. O bico, as patas, e os olhos são pretos. Tem uma coroa de penas na cabeça que pode elevar e abaixar de acordo do seu humor. Como nos outros pássaros de cor azul, a coloração do gaio azul não deriva-se dos pigmentos, mas é resultado da refracção da luz nas penas. Se uma pena do gaio azul é esmagado o azul desaparece; isto chama-se coloração estrutural.


O gaio azul só vive na América do Norte, desde a parte meridional da Canadá até Texas e Florida. O seu alcance estende-se até as regiões áridas no oeste dos Estados Unidos. Multiplica-se em bosques, parques, e em áreas residenciais.


O gaio azul é geralmente agressivo e afugenta a outras aves de lugares onde há comida. Também tenta de afugentar a qualquer predador que acerca-se ao seu ninho, até as aves de rapina e os humanos. Às vezes, o gaio azul rouba ovos e pintainhos dos ninhos de outros pássaros. Gaios jovens têm tendência a coleccionar objectos brilhantes, como tampas das garrafas, e pedaços de folha de alumínio. Na cativeiro, alguns gaios azuis podem aprender a usar ferramentas para obter comida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário