segunda-feira, 2 de março de 2009

Bioma










Principais características das formações vegetais
Os biomas são sistemas em que solo, clima, relevo, fauna e demais elementos da natureza interagem entre si formando tipos semelhantes de cobertura vegetal. Em escala planetária, os biomas são unidades que evidenciam grande homogeneidade na natureza de seus elementos.
As formações vegetais são tipos de vegetação, facilmente identificáveis, que dominam extensas áreas. É o elemento mais evidente na classificação dos ecossistemas e biomas, o que torna importante a observação da escala utilizada em sua representação, pois os mapas e planisférios que os delimitam trazem grandes generalizações.

Tundra: vegetação rasteira, de ciclo vegetativo extremamente curto. Por encontrar-se em regiões subpolares, desenvolve-se apenas durante os três meses de verão, nos locais onde ocorre o degelo. As espécies típicas são os musgos, nas baixadas úmidas, e os liquens, nas porções mais elevadas do terreno, onde o solo é mais seco, aparecendo raramente pequenos arbustos.Floresta de coniferas: típica da zona temperada. Ocorre nas altas atitudes do Hemisfério Norte, em regiões de climas temperados continentais, como Canadá, Suécia, Finlândia e Rússia. Neste último país, cobre mais da metade do território e é conhecida como taiga (foto). É uma formação bastante homogênea, na qual predominam pinheiros. Foi largamente ex¬plorada; o objetivo era a retirada de madeira para ser usada como lenha e como matéria-prima para a fabricação de papel e de móveis. Atualmente a madeira é obtida de árvores nativas (silvicultura).

Floresta temperada: diferentemente das coníferas, esta formação florestal caducifólia, típica das zonas climáticas temperadas, é encontrada em latitudes mais baixas e sob maior influência da maritimidade, o que permite a instalação de atividades agropecuárias. Seu desmatamento re¬sultou da incorporação de novas áreas para a agricultura mecanizada de grãos. Estendia-se por grandes porções da Europa Centro-Ocidental. Atualmente subsiste na Ásia, na América do Norte e em pequenas extensões da América do Sul e da Oceania. Na Europa, restam apenas pequenas extensões, como a Floresta Negra na Alemanha (foto), e a Floresta de Sherwood, na Inglaterra.

Mediterrânea: desenvolve-se em regiões de clima mediterrâneo, que apresentam verões quentes e secos e invernos amenos e chuvosos. É encontrada em pequenas porções da Califórnia (Estados Unidos), do Chile, da África do Sul e da Austrália. As maiores ocorrências estão no sul da Europa — onde foi largamente desmatada para o cultivo de oliveiras e videiras — e no norte da África. Trata-se de uma vegetação esparsa, que possui três estratos (ou seja, vegetação de três alturas diferentes): um arbóreo, um arbustivo e um herbáceo. (foto: Algarve, Portugal)

Formações herbáceas (pradarias): compostas basicamente de gramíneas, são encontradas sobretudo em regiões de clima temperado continental. Desenvolvem-se na Rússia e Ásia Central, nas Grandes Planícies americanas, nos Pampas argentinos, no Uruguai, na região Sul do Brasil e na Grande Bacia Artesiana (Austrália). Muito usada como pastagem, essa formação é importante por enriquecer o solo com matéria orgânica. Um dos solos mais férteis do mundo, denominado tchernozion (“terras negras”, em russo), é encontrado sob as pradarias da Rússia e da Ucrânia.

Formações de regiões semi-áridas: nessas formações destacam-se as estepes, vegetação herbácea, como as pradarias, porém mais esparsa e ressecada; no Brasil esta formação equivale à caatinga.DesertoDeserto: bioma cujas espécies vegetais estão adaptadas à escassez de água, situação típica dos climas polares, áridos e semi-áridos. Em regiões de climas áridos e semi-áridos desenvolvem. se os desertos quentes, cujas espécies são xerófilas, destacando-se as cactáceas. Algumas dessas plantas são suculentas, armazenando água no caule, não possuem folhas ou elas evoluíram para espinhos dificultando a perda de água pela evapotranspiração. Essas plantas aparecem nos de. sertos da América, África, Ásia e Oceania, ou seja, em todos os continentes com exceção da Europa. Em regiões de climas polares, situadas nas zonas glaciais, desenvolvem-se os desertos gelados, com fauna e flora adaptadas a essas condições. Os inuits, povo que vive no território canadense de Nunavut, sobrevivem nesse bioma porque estão perfeitamente adaptados a ele.


Floresta estacional e savana: em regiões onde o índice de chuvas é elevado, porém concentrado em poucos meses do ano, podem se formar florestas que perdem totalmente as folhas durante a estação seca, ou podem formar-se as savanas, formação vegetal complexa que apresenta estratos arbóreo, arbustivo e herbáceo. As savanas são encontradas em grandes extensões da Africa, na América do Sul, no México, na Austrália e na Índia e são amplamente utilizadas para a agricultura e pecuária.

Floresta pluvial tropical e subtropical: nas regiões tropicais quentes e úmidas encontramos florestas que se desenvolvem graças aos seus significativos índices pluviométricos. São, por isso, formações higrófilas e latifoliadas, extremamente heterogêneas, que se localizam em baixas latitudes na América, na África e na Ásia. Nessas regiões predominam climas tropicais e equatoriais e espécies vegetais de grande e médio porte, como o mogno, o jacarandá, a castanheira, o cedro, a imbuia e a peroba, além de palmáceas, arbustos, briófitas e bromélias. Já nas regiões subtropicais com verões quentes e invernos amenos, porém com elevados índices pluviométricos, formam-se florestas aciculifoliadas, como a Mata de Araucárias.

15 comentários:

  1. LEGAL,.. Usei pra um trabalho de Geo..(obviamente)

    ResponderExcluir
  2. todos esses são biomas africanos ?

    ResponderExcluir
  3. Não. Se você ler todos os tópicos, verá que em cada um cita os países ou continentes em que são encontrados. ;)

    ResponderExcluir
  4. legal assim nos traz informacoes..........

    ResponderExcluir
  5. muito legal me ajudou em um trabalho de ciências

    ResponderExcluir
  6. vai toma no cu fala sobre o meu país desse jeito eu sei muito mais que isso. vai no meu bolog (www.fabricadefofocas.blogspot.com.br)e vê se comenta sobre coisas melhores.

    ResponderExcluir
  7. muito legal eu fiço um trabalho de ciencias

    ResponderExcluir
  8. achei esse assunto muito manero sobre os biomas porque fala bastante sobre as vegetaçoes dos paises principalmente do nosso brasil

    ResponderExcluir
  9. todos esses são os biomas da áfrica?

    ResponderExcluir
  10. Muitoo legall,bem interessant...
    me ajudou bastante

    ResponderExcluir
  11. me ajudou demaiiiis no trabalho de ciencias!
    muito show as informações :D

    ResponderExcluir
  12. VALEEWW EU TAVA TENTANDO AHCAR 1 SITE ASIM,,, USEI PARA 1 TRABALHO DE CIENCIAS!!^^

    ResponderExcluir
  13. po valeu!! eu tava precisando mt mt disso pro meu trabalho de geo...
    esse site da d mil a zero nos outros sites
    :)

    ResponderExcluir
  14. ae prescisava pra 1 trabalho de ciencias, pena que só tem 7 deles, e presciso de todos os 10, mas ajudou muito

    ResponderExcluir