domingo, 8 de fevereiro de 2009

Aquíferos!!





Aqüífero ou aquífero é uma formação ou grupo de formações geológicas que pode armazenar água subterrânea. São rochas porosas e permeáveis, capazes de reter água e de a ceder. São utilizadas pelo homem como fonte de água para consumo, embora apenas se forem economicamente rentáveis e sem impactos ambientais negativos.

Tipos de aquíferos
Podemos dizer que existem essencialmente três tipos de aquíferos:
Porosos - a água circula através de poros. As formações geológicas podem ser detríticas (ex. areias limpas), por vezes consolidadas por um cimento (ex. arenitos, conglomerados, etc.)
Fraturados e/ou fissurados - a água circula através de fracturas ou pequenas fissuras. As formações podem ser granitos, gabros, filões de quartzo
Cársicos - a água circula em condutas que resultaram do alargamento de diaclases por dissolução. As formações são os diversos tipos de calcários.

São aquíferos as formações que contêm água e que a podem ceder em quantidades economicamente aproveitáveis.
Aquífero livre (ou freático) - Aquífero que é limitado inferiormente por uma camada impermeável ou semipermeável que serve de base a uma zona superior, permeável, saturada em água que está à pressão atmosférica.
Aquífero semiconfinado – Aquífero cujo topo e/ou a base é constituída por um material não totalmente impermeável, permitindo uma circulação vertical de água, muito lenta, que possibilita a sua alimentação.
Aquífero confinado – Aquífero que é limitado, no topo e na base, por formações impermeáveis. Toda a espessura do aquífero está saturada de água e a pressão no seu interior é superior à pressão atmosférica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário