quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

A Água.















O ciclo hidrológico tem três componentes principais: Precipitações, evaporação e transporte de vapor
A água se precipita do céu como chuva ou neve, a maior parte caindo no mar. Retorna à atmosfera através da evaporação. Uma pequena parte da água que cai na terra é retida e absorvida pela vegetação ou outros organismos e a maior parte corre para o mar, seja como água de escoamento superficial (runoff) ou como água subterrânea. Na direção inversa, o vapor d'água é levado por correntes atmosféricas do mar para a terra, e o ciclo se completa com novas precipitações. As precipitações que caem no solo representam a renovação deste precioso recurso do qual depende a vida terrestre.
Importância da água
A água é o constituinte mais característico da Terra e é o ingrediente essencial da vida.
Ilustrando esta essencialidade da água: "Um certo indivíduo está num deserto e necessita de água. Neste caso, a água é tão importante que este indivíduo deixa qualquer riqueza que possua e passa a querer a água antes de qualquer outra coisa". Este conceito é chamado pelos economistas pelo nome de utilidade marginal.

Medidas contra a falta de água na Europa
Com a falta de água e a seca cada vez mais presentes, a União Europeia insiste numa abordagem sustentável e a nível continental deste bem precioso.
Em algumas partes da Europa, o Verão chegou «para matar». Este ano, 2007, a Roménia foi vítima da pior seca dos últimos 60 anos e a Grécia da pior onda de calor em 110 anos, que desencadeou inúmeros in florestais. Em Abril, a seca também ameaçou os Países Baixos, tendo-se registrado 1mm de precipitação, quando o valor normal é de 44mm.
A escassez de água e as secas estão a tornar-se cada vez mais comuns na Europa. De acordo com dados da União Europeia, ao longo das três últimas décadas registraram-se aumentos consideráveis (de 6% para 13%) dos valores médios anuais para a superfície e a população afectadas pela seca, com custos para economia da Europa de, pelo menos, 100 mil milhões de euros.
As tendências recentes apontam para uma acentuação do problema da falta de água na Europa nos próximos anos. Em 2003, os europeus assistiram a uma das situações de seca mais generalizadas, que afectou mais de 100 milhões de pessoas e cerca de um terço do território da União Europeia e cujos custos se elevaram a 8700 milhões de euros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário