quinta-feira, 19 de junho de 2014

Morangos



Morango (Fragaria) é considerado, na linguagem vulgar, como o fruto vermelho do morangueiro, da família das rosáceas. No entanto, em termos científicos não se pode considerar um fruto já que é constituído pelo receptáculo  da flor  original (composta), em volta do qual se dispõem os frutos (as sementes são visíveis sob a forma de grainhas) .
O morango jardim foi criado pela primeira vez na Bretanha, no noroeste da França, na década de 1750 por meio de um cruzamento deFragaria virginiana do leste da América do Norte com a variedade Fragaria chiloensis, que fora trazida do Chile por Amédée-François Frézier em 1714.
Tecnicamente, o morango é um fruto acessório agregado, o que significa que a parte carnuda deriva não do ovário da planta, mas da receptáculo que sustenta os ovários.
Os morangos são um fruto delicioso com muitas aplicações culinárias. As propriedades e benefícios dos morangos são excelentes: são ricos em vitamina C, contêm preciosos sais minerais e açúcares e muitas outras vitaminas.

Como são bastante caros, muitas pessoas começam a optar por plantar os seus próprios morangos ao ar livre ou numa pequena estufa de jardim. Com uma estufa é possível cultivar morangos em qualquer mês do ano.  A hidroponia de morangos é sem duvida o método mais produtivo de cultivar morangos. Com esta técnica, cada vez mais usada, é possível obter frutos maiores e mais saborosos.

Cultivar morangos não é muito difícil, basta conhecer bem a planta e segui-la com atenção durante todo o seu crescimento, como com qualquer outro tipo de cultura, especialmente numa estufa.

A verdade é que os morangos se dão melhor ao ar livre, em vasos ou na terra, em solos macios, bem nutridos e ligeiramente ácidos, com ph entre 5,5 e 6,5.

O período de plantação (recomenda-se a aquisição de pequenos morangueiros já crescidos em vendedores de plantas) é de preferência no verão, entre Julho e Agosto, para obter a primeira colheita em finais da Primavera seguinte.

O cultivo de morangos requer um fornecimento regular de água, azoto e potássio, especialmente durante o período de crescimento das primeiras flores brancas (na primavera), para se obterem  morangos grandes e suculentos.
Assista também: