quarta-feira, 22 de abril de 2009

O Milho



O milho é um conhecido cereal cultivado em grande parte do mundo. O milho é extensivamente utilizado como alimento humano ou ração animal, devido às suas qualidades nutricionais. Existem várias espécies e variedades de milho, todas pertencentes ao gênero Zea. Todas as evidências científicas levam a crer que seja uma planta de origem americana, já que aí era cultivada desde o período pré-colombiano. É um dos alimentos mais nutritivos que existem, contendo quase todos os aminoácidos conhecidos, sendo exceções a lisina e o triptofano. Tem um alto potencial produtivo, e é bastante responsivo à tecnologia. Seu cultivo geralmente é mecanizado, se beneficiando muito de técnicas modernas de plantio e colheita. A produção mundial de milho chegou a 600 milhões de toneladas em 2004. O milho é cultivado em diversas regiões do mundo. O maior produtor mundial são os Estados Unidos. No Brasil, que também é um grande produtor e exportador, São Paulo e Paraná são os estados líderes na sua produção. Atualmente somente cerca de 5% de produção brasileira se destina ao consumo humano e, mesmo assim, de maneira indireta na composição de outros produtos. Isto se deve principalmente à falta de informação sobre o milho e à ausência de uma maior divulgação de suas qualidades nutricionais, bem como aos hábitos alimentares da população brasileira, que privilegia outros grãos.

Milho já era cultivado na costa do México há 7300 anos, diz estudo

Os ancestrais dos atuais mexicanos já cultivavam o milho --a preferência nacional até os dias de hoje-- há 7300 anos, mostra um estudo feito por pesquisadores da Universidade do Estado da Flórida. Esse resultado amplia em 1200 anos o conhecimento científico sobre a domesticação da planta. A pesquisa, publicada esta semana na revista "Pnas", está baseada em análises de microfósseis retirados do solo da costa do Estado mexicano de Tabasco. "Essa pesquisa amplia o nosso conhecimento sobre a transição para a agricultura na Mesoamérica", afirmou Mary Poll, que liderou uma equipe de cientistas nessa investigação. Participaram do trabalho pesquisadores do Museu Nacional de História Natural dos Estados Unidos, do Instituto Smithsonian, do Instituto da República do Panamá e da Universidade do Estado de Washington, nos Estados Unidos.
Segundo Poll, não é apenas a nova idade do plantio do milho que é interessante. "Também conseguimos dados que mostram que o milho se espalhou rápido do sudoeste do México, onde ele foi domesticado primeiro, para o sudeste e ainda para outras áreas tropicais no Novo Mundo, incluindo o Panamá e a América do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário