sábado, 20 de dezembro de 2014

Sapotizeiro



Sapotizeiro (Manilkara achras / Achras zapota) é uma árvore da família Sapotaceae que produz o sapoti ou sapota.
É originário da América Central, desenvolvendo-se em regiões de clima subtropical da Ásia, América e Oceania. Na índia existem cerca de vinte variedades.
Seu látex é utilizado para fabricação de goma de mascar (chicle ou chiclete), cabos de ferramentas e móveis.
O Sapoti ( Achras sapota). Fruto de uma árvore da Família das Sapotáceas- sapotizeiro natural das antilhas e bem aclimatado no Brasil. 
Em 100gr: Calorias 54,10. Água 86,00gr. Hidratos de carbono13,25g. Proteínas 0,47gr. Vitamina A 85 U.I. Vitamina B1 20,00mcg. Vitamina B2 40,00mcg. Vitamina B5 0,24. Vitamina C 6,70mg. Sais: Cálcio 22,00mg, Fósforo 6,00mg, Ferro 0,63mg. 
As sementes de sapoti trituradas em decoção são diuréticas e úteis no tratamento da litíase vesical. A casca da árvore em decoção é febrífuga e adstringente. 
O sapoti pode ser comido ao natural, embora ela também sirva para a confecção de doces.



quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Goiabeira



Nomes populares: goiabeira, goiaba, goiaba-vermelha, guayaba (Espanhol), guayave (Francês), guava(Inglês, alemão), amrud (Indiano).

Origem ou Habitat: 
É originária do Sul do México e do Amazonas Colombiano.
O gênero Psidium compreende ao redor de uma centena de espécies da América Tropical e Neotropical.


Partes usadas: 
Folhas jovens ou brotos, cascas secas, frutos.
Árvore frutífera de copa arbórea, de até 7 m de altura, com folhas aromáticas e flores brancas. A goiabeira é uma árvore frutífera, com frutos consumidos pelo homem e fauna silvestre.
As folhas também são usadas em chás ou infusões, conhecidas popularmente pelos efeitos medicinais contra a diarreia e também uso do chá em bochechos e gargarejos no tratamento de inflamações da boca e da garganta ou em lavagens locais de úlcera. A árvore também fornece a madeira, dura e compacta, usada na produção de moirões, cabos de ferramentas, cangas e lenha.
Época de frutificação e florada
A goiabeira floresce a partir do final de setembro a meados de novembro e os frutos amadurecem entre dezembro a março.
Cultivo
Gosta de solos úmidos.
Aves mais atraídas pela planta

Periquitos, sais, sairas, bem-te-vis, cambacicas entre outros…




quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Adax





Adax (Addax nasomaculatus) é um mamífero artiodáctilo da família dos bovídeos, outrora espalhado pelas regiões desérticas no norte daÁfrica, do oceano Atlântico ao rio Nilo.
Provido de longos cornos anelados desenvolvendo-se em espiral. Próprio das regiões de deserto, atinge l m de porte, possuindo cascos largos e arredondados, bem adaptados à marcha sobre a areia. A sua cor é amarelada, com cabeça e pescoço negros, sendo a cauda e as patas brancas.

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Floresta Autóctone





Uma Floresta Autóctone é uma floresta de árvores originárias do próprio território. Neste caso, a floresta autóctone portuguesa, é toda a floresta formada por árvores originárias do próprio país.

A floresta autóctone desempenha importante função ambiental e ecológica, na conservação da água, do solo e da biodiversidade. Produz um bom tipo de matéria orgânica e providencia uma boa evolução do solo e conservação da água tão importante em ambientes mediterrânicos como acontece em grande parte do nosso território.
Constitui o habitat para inúmeras espécies de fauna e flora que dela dependem e, neste sentido, é essencial na manutenção da vida selvagem. Dela dependem para abrigo, alimentação e reprodução. São diversos os ecossistemas florestais naturais presentes no nosso território nos quais co-habitam espécies de diversos grupos, mais ou menos interdependentes nas suas relações tróficas e interagindo com o meio. As nossas florestas albergam uma fauna e flora muito diversa com algumas espécies raras ou em perigo de extinção, daí a importância na conservação de alguns tipos de habitats. Muitas áreas de floresta autóctone estão incluídas na Directiva Europeia de Habitats e na Rede Natura 2000 que têm como objectivo assegurar a biodiversidade através da conservação de habitats naturais em diferentes zonas do território. A conservação da biodiversidade é uma responsabilidade da sociedade. O desenvolvimento sustentável da sociedade apenas poderá ser feito assegurando a sustentabilidade do meio ambiente. Diversas convenções e compromissos internacionais (ex: Conferência do Rio de Janeiro, 1992; Convenção da Diversidade Biológica, 1992) enfatizam a conservação do meio como parte do desenvolvimento económico e social.
Desempenha, também, uma relevante função ambiental ligada com os fogos florestais, dado que constitui um tipo de floresta que apresenta uma menor combustibilidade e propagação do fogo comparativamente a outros tipos de floresta que ocorrem no nosso território (ex. pinhal, eucaliptal).
Contribuem também para a mitigação das alterações climáticas pelo sequestro de carbono atmosférico, tanto na parte aérea como na parte subterrânea e no solo, e assim na redução do ‘efeito de estufa’.

sábado, 2 de agosto de 2014

Pampa Gaúcho




Pampa, Pampas, Campos do Sul, Campos Sulinos e Campanha Gaúcha são termos que se referem à região pastoril de planícies com coxilhas localizada no sul da América do Sul. Abrange a metade meridional do estado brasileiro do Rio Grande do Sul (ocupando cerca de 63 por cento do território do estado) , o Uruguai e as províncias argentinas de Buenos Aires, La Pampa,Santa Fé, Córdoba, Entre Ríos e Corrientes.
Ecologicamente, é um bioma caracterizado por uma vegetação composta por gramíneas, plantas rasteiras e algumas árvores e arbustos encontrados próximos a cursos d'água, que não são abundantes. Comparados às florestas e às savanas, os campos têm importante contribuição na preservação da biodiversidade, principalmente por atenuar o efeito estufa e auxiliar no controle da erosão. Na parte brasileira do bioma, existem cerca de 3 000 espécies de plantas vasculares, sendo que aproximadamente quatrocentas são gramíneas, como capim-mimoso, pelo menos 385 espécies de aves, como pica-paus, caturritas e anus-pretos e noventa de mamíferos terrestres, como guaraxains, veados e tatus. No Brasil, é um bioma ameaçado.

O clima da região é o subtropical, que caracteriza-se por temperaturas amenas e chuvas com pouca variação ao longo do ano. O solo, em geral, é fértil, sendo bastante utilizado para a agropecuária.
Fonte: Wikipedia 


quarta-feira, 16 de julho de 2014

Lago Vostok





Lago Vostok é uma massa de água sub-glacial localizada na Antártida, por baixo daEstação Vostok, um centro de investigação dirigido pela Rússia. Este lago permaneceu desconhecido durante muito tempo, graças ao seu peculiar enquadramento geográfico e permanece como uma das últimas zonas por explorar do planeta Terra. Só em 1996 se descobriu a sua verdadeira extensão. O lago Vostok tem uma forma elíptica com 250 km de comprimento e 40 km de largura cobrindo uma área de 14 mil km². O seu fundo é irregular e divide-se em duas bacias, a mais profunda com cerca de 800 m e a outra com 200 m. Calcula-se que o lago contenha um volume de 5.400 km³ de água doce. Está totalmente protegido da atmosfera e outros contactos com o exterior por uma espessura de 4 km de gelo antártico.
tempo de residência da água no Lago Vostok é cerca de 1 milhão de anos; por comparação, no Lago Ontário (de dimensões semelhantes) este valor é de seis anos. Este facto leva a que o ambiente químico do lago seja extremamente oxidante, com concentrações de oxigénio 50 vezes superiores ao lagos normais. O gelo que se encontra na zona entre o lago e os em média 100 metros subsequentes é conhecido por gelo acreccionário que se crê ser derivado do congelamento da água do próprio lago. Esta característica faz desta zona uma potencial amostra do que se encontra por baixo e é, até à data, o único local colhido para amostragem. A espessura de gelo acreccionário aumenta de Sul para Norte, de acordo com o fluxo do gelo no sentido do Oceano Índico.
A origem do lago Vostok é, segundo a opinião da maioria dos cientistas, um lago normal que foi coberto por gelo, à medida que se desenvolveram os glaciares da calote polar da Antártida. Esta submersão deve ter ocorrido a partir dos 30 milhões de anos atrás e terminou há 15 milhões de anos. É há esta quantidade de tempo que o lago e suas eventuais formas de vida se encontram isolados e um dos motivos que lhe traz interesse científico.

No dia 5 de Fevereiro de 2012, após 20 anos de perfurações, os cientistas russos alcançaram o lago Vostok através de um núcleo de gelo.

ASSISTA: 

domingo, 6 de julho de 2014

Capim Dourado




capim dourado é uma espécie de sempre-viva da família Eriocaulaceae (Syngonanthus nitens Ruhland) que ocorre na região do Jalapão e Tocantíns, localizado no estado do Tocantins, com a palha do qual se faz artesanatos, tais como: pulseiras, brincos, chaveiros, bolsas, cintos, vasos, peças de decoração entre outros.
Sua característica principal é a cor que lembra a do ouro. A principal localidade, onde começou o desenvolvimento da produção artesanal, é Mumbuca em Tocantins, um vilarejo localizado no município de Mateiros. Atualmente esses artesanatos são produzido em outras localidades da região do Jalapão.
O Capim Dourado só pode ser colhido entre 20 de Setembro e 20 de Novembro para que não entre em extinção. Existem regulamentações no estado do Tocantins que proíbem a saída do material "in natura" da região, somente em peças já produzidas pela comunidade local, visando assim a sustentabilidade ambiental, social e econômica do local.
O artesanato Capim dourado foi mostrado pela primeira vez a um grande público em 1993 na primeira FECOARTE (Feira de Folclore, Comidas Típicas e Artesanato do Estado do Tocantins) em Palmas Tocantins.
Incentivados pela primeira-dama do município, Eleusa Miranda Costa, os Artesãos apresentaram um trabalho que despertou o reconhecimento do publico em geral e das autoridades presentes, classificando o artesanato de mateiros em primeiro lugar pela originalidade das peças em capim dourado.
Atualmente, as peças já produzidas em capim dourado podem ser encontradas em diversas partes do BRASIL.
Desde 2009 o Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins, por meio do PEJ – Parque Estadual do Jalapão. O evento conta com a participação de instituições, associações, ong’s, povoados vizinhos e membros da comunidade de região. A festa cultural da colheita do capim dourado acontece há muitos anos, mas era festejada só entre os membros da comunidade, onde todos faziam brincadeiras de roda e fogueira e quando o capim dourado estava pronto para ser colhido, todos iam para o campo montados a cavalo.
E como forma de incentivar o artesanato local e qualificar os artesãos tocantinenses, a Fundação Cultural do Tocantins (FCT) desenvolverá importantes projetos na região do Jalapão, neste fim de semana. A entidade realizará a ação Gestão Participativa do Artesanato Tocantinense, em três municípios, atendendo cerca de 300 artesãos tocantinenses.


quarta-feira, 2 de julho de 2014

Modernização das lavouras





mecanização é o uso de ferramentas para substituir o trabalho dos seres humanos e também pode-se referir ao uso delas para auxiliar uma operação humana. A mecanização também levou o desemprego aos trabalhadores rurais, visto que a mão-de-obra foi substituída por máquinas como tratorescolheitadeirassemeadeiras e outras, que faziam o trabalho de muitos lavradores.
Na colheita da cana-de-açúcar, as máquinas estão substituindo a mão-de-obra a uma velocidade espantosa, e em um curto prazo de dez anos a colheita mecanizada saiu de 0,5% do total colhido para 35% no ano de 2000.
As primeiras máquinas destinadas a este tipo de serviço eram chamadas ceifeiras mecânicas, e foram primeiro desenvolvidas para a colheita de milho e trigo. A primeira máquina motorizada do gênero, foi inventada por Obed Hussey (1792 — 1860) , um inventor e fabricante de equipamentos mecânicos de uso agrícola estadunidense nascido no Maine. Hussey ficou famoso ao inventar o ceifeiro, a primeira máquina colheitadeira primária de sucesso, e que funcionava à tração animal, e que atingiu grande êxito comercial depois de ser patenteada em 1833, nos estados de IllinoisMarylandNova Iorque e Pensilvânia.
A modernização das lavouras, com grandes plantios comerciais em grandes áreas e com a escassez de mão-de-obra no meio rural estadunidense, contribuíram para que a colheita feita manualmente fosse substituída por máquinas de tração animal que logo passaram a ser motorizadas por motores a vapor e posteriormente por motores de combustão interna. Além disso, com o uso de colheitadeira houve melhoria na qualidade do produto colhido, a colheita é feita com maior rapidez,eficácia e menor teor de impurezas.
Com o passar do tempo foram inventadas máquinas destinadas a uma gama cada vez maior de gêneros agrícolas, como por exemplo a máquina colhedora de café, inventada no Brasil em 1979 por um japonês, Shunji Nishimura, em Pompeia, no estado de São Paulo.


Assista:



quinta-feira, 19 de junho de 2014

Morangos



Morango (Fragaria) é considerado, na linguagem vulgar, como o fruto vermelho do morangueiro, da família das rosáceas. No entanto, em termos científicos não se pode considerar um fruto já que é constituído pelo receptáculo  da flor  original (composta), em volta do qual se dispõem os frutos (as sementes são visíveis sob a forma de grainhas) .
O morango jardim foi criado pela primeira vez na Bretanha, no noroeste da França, na década de 1750 por meio de um cruzamento deFragaria virginiana do leste da América do Norte com a variedade Fragaria chiloensis, que fora trazida do Chile por Amédée-François Frézier em 1714.
Tecnicamente, o morango é um fruto acessório agregado, o que significa que a parte carnuda deriva não do ovário da planta, mas da receptáculo que sustenta os ovários.
Os morangos são um fruto delicioso com muitas aplicações culinárias. As propriedades e benefícios dos morangos são excelentes: são ricos em vitamina C, contêm preciosos sais minerais e açúcares e muitas outras vitaminas.

Como são bastante caros, muitas pessoas começam a optar por plantar os seus próprios morangos ao ar livre ou numa pequena estufa de jardim. Com uma estufa é possível cultivar morangos em qualquer mês do ano.  A hidroponia de morangos é sem duvida o método mais produtivo de cultivar morangos. Com esta técnica, cada vez mais usada, é possível obter frutos maiores e mais saborosos.

Cultivar morangos não é muito difícil, basta conhecer bem a planta e segui-la com atenção durante todo o seu crescimento, como com qualquer outro tipo de cultura, especialmente numa estufa.

A verdade é que os morangos se dão melhor ao ar livre, em vasos ou na terra, em solos macios, bem nutridos e ligeiramente ácidos, com ph entre 5,5 e 6,5.

O período de plantação (recomenda-se a aquisição de pequenos morangueiros já crescidos em vendedores de plantas) é de preferência no verão, entre Julho e Agosto, para obter a primeira colheita em finais da Primavera seguinte.

O cultivo de morangos requer um fornecimento regular de água, azoto e potássio, especialmente durante o período de crescimento das primeiras flores brancas (na primavera), para se obterem  morangos grandes e suculentos.
Assista também: 

domingo, 4 de maio de 2014

Água II


A água é uma substância química composta de hidrogênio e oxigênio, sendo essencial para todas as formas conhecidas devida na Terra.



É frequente associar a água apenas à sua forma ou estado líquido, mas a substância também possui um estado sólido, o gelo, e um estado gasoso, designado vapor de água.
Embora pequenas quantidades de água pareçam transparentes a olho nu, a água é um composto químico de coloração levemente azulada. Ao contrário da ideia popular, a água possui uma cor intrínseca que se deve ao espectro seletivo de absorção da luz. 
A água cobre 71% da superfície da Terra. 1,6% encontra-se em aquíferos e 0,001% na atmosfera como vapor, nuvens(formadas de partículas de água sólida e líquida suspensas no ar) e precipitação.
 Os oceanos detêm 97% da água superficial, geleiras e calotas polares detêm 2,4%, e outros, como rios, lagos e lagoas detêm 0,6% da água do planeta. Uma pequena quantidade da água da Terra está contida dentro de organismos biológicos e de produtos manufaturados.
A água na Terra se move continuamente segundo um ciclo de evaporação e transpiração (evapotranspiração), precipitação e escoamento superficial, geralmente atingindo o mar. A evaporação e a transpiração contribuem para a precipitação sobre a terra.
A água é essencial para os humanos e para as outras formas de vida. Ela age como reguladora de temperatura, diluidora de sólidos e transportadora de nutrientes e resíduos por entre os vários órgãos. Bebemos água para ajudar na diluição e funcionamento normal dos órgãos para em seguida ser eliminada pela urina e por evaporação nos poros, mantendo a temperatura corporal e eliminando resíduos solúveis, como sais e impurezas. As lágrimas são outro exemplo de eliminação de água.
Na indústria ela desempenha o mesmo papel de diluidora, transportadora e resfriadora nos vários processos de manufatura e transformações de insumos básicos em bens comerciais.
O acesso à água potável tem melhorado continuamente e substancialmente nas últimas décadas em quase toda parte do mundo. Existe uma correlação clara entre o acesso à água potável e o PIB per capita de uma região. No entanto, alguns pesquisadores estimaram que em 2025 mais de metade da população mundial sofrerá com a falta de água potável. A água desempenha um papel importante na economia mundial, ja que ela funciona como um solvente para uma grande variedade de substâncias químicas, além de facilitar a refrigeração industrial e o transporte. Cerca de 70% da água doce do mundo é consumida pela agricultura.



quarta-feira, 12 de março de 2014

Tinhorão




tinhorão (Caladium bicolor) é uma planta bulbosa muito apreciada devido à sua folhagem ornamental. Ela apresenta folhas grandes, rajadas ou pintalgadas, com duas ou mais cores e tonalidades de branco, verde, rosa ou vermelho. As inflorescências têm importância ornamental secundária e são muito parecidas com as do lírio-da-paz (Spathiphyllum wallisi), sendo brancas ou esverdeadas e podem ser pintalgadas como as folhas. A floração ocorre no verão. Também é conhecida pelos nomes de caládiotajátaiá e coração-de-jesus.
Há mais de 1000 variedades de tinhorão atualmente, algumas são mais indicadas para o jardim e outras devem ser cultivadas em ambientes internos. Prestam-se para a formação de maciços e bordaduras, além de vasos e jardineiras. Durante o inverno o tinhorão entra em repouso e aparenta estar morto, mas emite novas brotações na primavera. Neste período as adubações devem ser suspensas e podemos remover os bulbos e guardá-los em local seco, sombreado e fresco.
O tinhorão também é considerado uma planta muito tóxica, devido a presença de cristais de oxalato de cálcio e saponinas em suas folhas. O contato com destas substâncias com os olhos, mucosas e pele pode provocar intensa ardência, inflamação e vermelhidão. A ingestão pode provocar edema de glote e consequente asfixia e morte. Deve estar longe do alcance de crianças e animais domésticos.
Devem ser cultivados sob luminosidade difusa, pleno sol ou meia-sombra, de acordo com a variedade. Em solo fértil, leve e enriquecido com matéria orgânica, com regas regulares. O tinhorão aprecia a umidade, mas não tolera o encharcamento. Multiplica-se por separação dos bulbos quando a planta entra em repouso.