domingo, 30 de junho de 2013

Camarão amarelo e escarlate




Nome Científico: Pachystachys lutea
Nomes Populares: Camarão-amarelo, Camarão, Planta-camarão
Família: Acanthaceae
Origem: América do SulPeru
Luminosidade: Meia SombraSol Pleno
Ciclo de Vida: Perene

O amarelo é uma cor quente e com muitas variações belas. Um tom bastante parecido com o amarelo é o dourado. 

As plantas amarelas ou com tons brilhantes em dourado são uma das mais admiradas em todo o mundo e pelos jardineiros mais experientes. 

Elas são utilizadas largamente para compor combinações de cores diferentes dentro de um mesmo canteiro ou até mesmo para enfeitar locais onde o verde prevalece. 

Afinal, a cor que mais combina com o amarelo é o esverdeado das folhas. 

Uma das opções mais usada para ornamentar um  jardim nessas condições é a espécie conhecida como Camarão Amarelo.


Dicas:
Faça mudas desta espécie por estaquia após a floração - ramos produzem raízes facilmente se deixados alguns dias em água, depois podem ser colocados diretamente na área de plantio definitivo.  


Belíssimo  efeito  ornamental. 
Indicado principalmente  para  áreas a  meia-sombra. Algumas  das   plantas atingiram  mais  de  3  metros  de altura, mas  se podadas adequadamente podem  ficar  mais "encorpadas" e adequadas  para  áreas  menores.









domingo, 16 de junho de 2013

Aracuã



O Aracuã é uma ave Galiforme e Cracídea (vide abaixo as explicações).
Pesa cerca de 620g e mede de 43 a 48 cm. Tem o corpo inteiro marrom, fêmeas com manchas brancas em todo o pescoço e machos com um “colar” branco-amarelado. Vocalizam apenas quando estão na época de Reprodução, podendo também vocalizar quando em perigo.
Alimenta-se de frutas, folhas, brotos, grãos e insetos. Vivem em matas fechadas, podendo invadir áreas com plantações grandes, nem sempre em bando.
O par faz seu ninho em mata fechada, às vezes no alto das árvores ou em ramos sobre a água ou ainda em troncos caídos; aproveitam também ninhos abandonados de aves diferentes. Põe de 2 a 3 ovos, que são incubados de 25 a 30 dias.
Voam apenas quando necessário, sempre o casal, emitindo um barulho com as asas, uma ave muito caçada por moradores, pois possui uma quantidade “satisfatória” para famílias.
TERMOS
*Os Galiformes são, na sua maioria, aves corpulentas de tamanho médio ou grande, com poderosos bicos arredondados e fortes e garras cegas, úteis para esgravatar o solo. De modo geral, deslocam-se no solo em passo muito rápido. Mantém a plumagem limpa esfregando-se na terra. Em muitas espécies, o macho é mais colorido do que a fêmea, que passa facilmente despercebida. Quando atacados, enganam os predadores largando as penas enquanto fogem. A época de reprodução é normalmente precedida por elaboradas paradas núpcias. Regra geral, é a fêmea que constrói o ninho, incuba os ovos e cuida dos filhotes. Estes nascem bastante desenvolvidos alimentando-se sozinhos. Os Galiformes distribuem-se por todos os continentes, com exceção da Antártica. da família. 

*Cracídea é uma família da ordem galiforme que inclui as aves conhecidas popularmente no Brasil como mutum, jacu e aracuã. O grupo habita sobretudo as zonas tropicais e subtropicais da América do Sul, América Central e América do Norte até o México; a espécie Ortalis vetula, no entanto, chega a incluir em sua área de distribuição o estado americano do Texas.

Veja também: 


quinta-feira, 6 de junho de 2013

Chapadas






Chapada é uma formação geológica acima de 600 metros que possui uma porção plana na parte superior. A causa pela qual a superfície da chapada seja plana é a erosão. Naturalmente são terrenos de superfície bastante plana, cuja altitude se destaca das áreas ao redor.
No Brasil, existem chapadas na região Centro-Oeste e no Nordeste. As chapadas do Centro-Oeste, como a dos Veadeiros em Goiás e dosGuimarães no Mato Grosso, são divisores de águas entre as Bacias Amazônicas, Platina, do rio São Francisco e do Tocantins. No Nordeste Oriental a Depressão Sertaneja e do rio São Francisco sofreram transgressão marinha, o que contribuiu para a presença de fósseis de répteis gigantescos na Chapada do Araripe e em jazidas de sal-gema (cloreto de sódio encontrado no subsolo). A maior chapada brasileira é a Chapada Diamantina.
No Norte do Brasil, em especial nos estados do Tocantins e Maranhão, há uma diversidade de chapada, que se traduz por uma faixa de terra arenosa, de solo quartzareno, muito propicio a erosão, sendo uma variedade do cerrado, também conhecida como carrasco. A Chapada tocantinense constitui-se de uma vegetação xerófita, seca, dura, grossa, de arvores de galhos retorcidos e casquentos,um tanto longe umas das outras. Essa formação vegetal estende-se por todo o Estado do Tocantins, na região de Araguaína, Babaçulândia, Filadélfia, Piraque, Ananas, Xambioá, Wanderlândia e outros municípios. Árvores da chapada tocantinense: cajueiro, cajuis, candeia, pequizeiro, tucum, mangaba, mirindiba. Fauna da chapada tocantinense: Ema, siriema, sofrê, gaviões, corujas, corujões, curicas, tatus, pebas, mambiras, tamanduás, onça pintada, gafanhotos, cascavel.
A chapada é usada como pasto na invernação pelos fazendeiros locais.


domingo, 2 de junho de 2013

Batata Doce







A batata-doce (Ipomoea batatas), também chamada batata-da-terra, batata-da-ilha, jatica e jetica,  é uma planta da família das convolvuláceas, da ordem das Solanales (a mesma da batata, do tomate, das pimentas etc.). Originária dos Andes, se espalhou pelos trópicos e subtrópicos de todo o mundo.
"Batata-doce" é uma referência ao gosto doce de seu tubérculo comestível. "Jetica" e "jatica" são oriundos do termo tupi para a planta, ye'tika .
Possui diversas variedades cultiváveis divididas em de mesa (ou mercado) e as forrageiras, ambas podendo ser encontradas nas cores externas amarela, branca e roxa. No entanto, o número de variedades não se restringe à essas características. Elas podem ser classificadas de acordo com o formato, tamanho, cor interna, doçura, precocidade, cor das folhas e até pela coloração das flores, entre outras.
É a quarta hortaliça mais cultivada no Brasil e a com o maior índice de produtividade quilocalorias por hectare por dia.
As folhas e brotos da batata-doce são comestíveis após breve cozimento, saborosas e nutritivas, constituindo verdura de produção facílima e abundante. A batata-doce (Ipomoea batatas) é parente muito próxima de Ipomoea aquatica Forssk., verdura muito utilizada na Ásia e cultivada no Brasil por imigrantes japoneses.
A batata-doce tem sido utilizada no Brasil como planta ornamental em jardineiras de apartamentos, em vasos suspensos e em cestas. Em Gramado, no Rio Grande do Sul, é utilizada, em jardineiras, uma variedade de folhas verde-claras.

Ocasionalmente, a batata-doce pode ser encontrada no Brasil (Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul) como Plantas invasoras de sistemas naturais, mas apenas em ambientes úmidos muito sujeitos a perturbações e próximos a habitações humanas ativas ou inativas (taperas).

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Batata-doce