segunda-feira, 27 de maio de 2013

Beija Flores



beija-flor, também conhecido como colibriicuitelochupa-florpica-florchupa-melbingaguanambiguinumbiguainumbi eguanumbi1 , é uma ave da família Trochilidae e inclui 108 gêneros. Existem 322 espécies conhecidas. No Brasil, alguns gêneros recebem outros nomes, como os rabos-brancos do gênero Phaethornis ou os bicos-retos do gênero Heliomaster. No sistema classificativo de Sibley & Ahlquist, a família Trochilidae integrava uma ordem própria, a Trochiliformes. Entre as características distintivas do grupo, contam-se o bico alongado, a alimentação à base de néctar, oito pares de costelas, catorze a quinze vértebras cervicais, plumagem iridescente e uma língua extensível e bifurcada.
O grupo é originário das Américas e ocorre desde o Alasca à Terra do Fogo. A maioria das espécies é tropical e subtropical e vive entre as latitudes10ºN e 25ºS. A maior biodiversidade do grupo encontra-se no Brasil e no Equador, que contam com cerca de metade das espécies conhecidas de beija-flor. Os troquilídeos estão ausentes do Velho Mundo, onde o seu nicho ecológico é preenchido pela família Nectariniidae (Passeriformes).





Tesourinha



Tyrannus savana, conhecido popularmente como tesoura, tesourinha ou tesourinha-do-campo, é uma ave passeriforme da família Tyrannidae.


O tesourinha mede aproximadamente 40 cm de comprimento, incluindo a longa cauda bifurcada, que possui cerca de 29 centímetros. A cabeça, a cauda e as asas são negras e o meio do píleo tem coloração amarelo-enxofre. Apresenta dorso acinzentado e partes inferiores brancas.
Realiza uma acrobacia em vôo deixando-se cair em espiral, com a cauda largamente aberta e a posição das asas lembrando um pára-quedas. É ínsetívoro, alimentando-se também de frutos. Habita campos, restingas e cerrados. As fêmeas normalmente colocam de dois a três ovos.
É ave migratória, desaparecendo do sul do Brasil nos meses de inverno.






sábado, 18 de maio de 2013

Baunilha ..






Baunilha (do castelhano vainilla,1 pequena vagem) é uma especiaria usada como aromatizante, obtida de orquídeas do género Vanilla, nativas do México. Originalmente cultivada pelos povos mesoamericanos pré-colombianos, parece ter sido levada para a Europa juntamente com o chocolate na década de 1520, pelo conquistador espanhol Hernán Cortés.2
Tentativas de cultivo da planta da baunilha fora do México e América Central, mostraram-se infrutíferas devido à relação simbiótica entre a trepadeiratlilxochitl3 e a espécie local de Melipona; apenas em 1837 o botânico belga Charles Morren descobriu esta relação e desenvolveu um método para polinizar artificialmente a planta, o qual se revelou economicamente inviável, não tendo sido aplicado comercialmente.4 Em 1841, um escravo ao serviço de franceses com 12 anos de idade, de nome Edmond Albius, que vivia na ilha Bourbon, descobriu que a planta podia ser polinizada a mão, o que viria a permitir o cultivo global da planta.5
Hoje em dia, existem três cultivares principais de baunilha de produção global, todos obtidos de uma espécie encontrada na Mesoamérica.6 As várias subespécies são Vanilla planifolia (sin. V. fragrans), cultivada em MadagáscarReunião e outras áreas tropicais do Oceano ÍndicoV. tahitensis, cultivada no Pacífico Sul; e V. pompona, encontrada nas Índias OcidentaisAmérica Central e do Sul7 A maior parte da baunilha produzida no mundo é da variedadeV. planifolia, conhecida como baunilha "Madagáscar-Bourbon", produzida numa pequena região de Madagáscar e na Indonésia.8 9
A baunilha é a segunda especiaria mais cara, a seguir ao açafrão,10 11 devido à mão-de-obra necessária na produção das vagens.11 Apesar do custo, é muito apreciada pelo seu flavor, que o autor Frederic Rosengarten, Jr. descreveu em The Book of Spices como "puro, apimentado, e delicado" e pelo seu aroma flroal complexo descrito com um "bouquet peculiar".12 É usada na em bolos e sobremesasperfumes, e na aromaterapia.