terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Ecologia urbana




Ecologia urbana, um campo da ecologia, é uma nova área de estudos ambientais que procura entender os sistemas naturais dentro das áreas urbanas. Ela lida com as interações de plantas, animais e de seres humanos em áreas urbanas. Ecologistas urbanos estudam árvores, rios, vida selvagem e áreas livres encontrados nas cidades para entender até que ponto esses recursos são afetados pela poluição, urbanização e outras formas de pressão.
Estudos em ecologia urbana podem ajudar as pessoas a verem as cidades como parte de um ecossistema vivo.
Vejam mais: 


Orégano uma erva perene e aromática!








orégano ou orégão (Origanum vulgare) é uma erva perene e aromática, muito utilizada na cozinha do Mediterrâneo e também para fazer alguns medicamentos antigamente. 

São utilizadas as suas folhas, frescas ou secas, pelo sabor e aroma que dão aos pratos. Considera-se que as folhas secas tem melhor sabor. 

O orégano é um condimento mais conhecido como uma folha repartida, várias folhas dele são picotadas para darem aroma e sabor.


É um ingrediente insubstituível na culinária italiana, onde é utilizado em molhos de tomate, vegetais refogados, carne, e na pizza. Junto com o manjericão dá o caráter da culinária italiana.
Em Portugal os orégãos são indispensáveis na confeção de caracóis, e é usado também em caldeiradas e em saladas de tomate e queijo fresco ou requeijão.
Aparece também, ainda que em menor medida, nas cozinhas espanhola, francesa, mexicana e grega.



domingo, 2 de dezembro de 2012

Lago Huron


Este lago é segundo maior dos cinco Grandes Lagos, localizado entre Michigan, nos Estados Unidos e Ontário, no Canadá;
-Possui área de 59.600 Km²;
-É um dos maiores lagos do mundo, em extensão territorial;
-Está localizado a 176 metros acima do nível do mar;
-Sua profundidade máxima é de 230 metros;
-É um lago de água doce;
-Muito procurado por turistas;
-Neste lago está o Turnip Rock, como na primeira foto acima, que é uma formação rochosa e seu acesso é restrito, pois fica numa área privada.

Como o Lago Superior, a região em torno do Lago Huron possui uma baixa densidade demográfica, quando comparado com outros lagos como o lago Ontário ou o lago Michigan.
Lago Huron já teve menos água: Encontrados vestígios de presença humana numa área 55 metros abaixo do nível de água.
Há cerca de 9000 a 11 mil anos, o Lago Huron, um dos maiores dos EUA, apresentava um nível de água muito mais baixo do que na atualidade  segundo uma investigação patrocinada pela Universidade do Michigan.
A investigação encontrou vestígios de presença humana numa área hoje submersa. A razão deve-se ao clima mais seca na época.

Peixe Elétrico




Peixe-elétrico (como o poraquê do Brasil) é uma denominação comum dado às espécies de peixe, quer de água doce, quer de água salgada, de gêneros diversos, dotados de células especiais em região específica do corpo (parte médio-posterior, até a cauda), capazes de gerar diferenças de potencial elétrico e suscetíveis de, por associação em série, desenvolver capacidade de descarga externa total apreciável, a variar de poucas dezenas a muitas centenas de volts, em correntes também variáveis de fração de um a alguns ampères, os valores destas correntes a dependerem da resistência elétrica do receptor (presa aquática ou ameaça potencial ou ser humano em encontro eventual).
As descargas produzidas prestam-se tanto à subsistência alimentar, sendo utilizadas para atordoar as presas das quais o animal se alimenta (geralmente peixes menores), quando à autodefesa do animal em razão de perigo iminente.

Veja que interessante: http://www.youtube.com/watch?v=hLP4cOQfoLk

Peixes que voam


Exocoetus volitans (L.), conhecido popularmente como peixe voador, coió, cajaleó, cajaléu, holandês, pirabebe, santo-antônio, voador-cascudo, voador-de-pedra e voador-de-fundo, é um peixe teleósteo beloniforme da família dos exocetídeos, geralmente pelágico, de distribuição circuntropical, muito capturado em várias regiões.

A espécie chega a medir até 25 centímetros de comprimento, de corpo alongado, dorso azul-acinzentado, flancos prateados e ventre claro, nadadeiras pélvicas muito curtas, peitorais extremamente desenvolvidas e caudais furcada com lobo inferior maior. As desenvolvidas nadadeiras peitorais lhe permitem dar pequenos voos rentes à superfície da água, para fugir de seus predadores.