sábado, 18 de agosto de 2012

Nascentes de água



Fonte natural é o local onde a água emerge do subsolo. As fontes naturais existem onde o lençol freático corta a superfície, assim como onde rios subterrâneos surgem de cavernas e passagens no calcário ou nas lavas. Causadas por uma disposição de rochas permeáveis e impermeáveis de tal maneira que a última empurra a água para a superfície, as fontes naturais são conhecidas como poços artesianos, emergem sob pressão e, se o fluxo não é nítido, mas em forma de muitos fios de água, as fontes são chamadas vertentes.
A água costuma ser muito clara, embora contenha grandes quantidades de substâncias químicas dissolvidas, especialmente em áreas de calcário. Exceto nas fontes temporárias, conhecidas como arroios ou regatos, o fluxo é contínuo, uma vez que é necessário um longo tempo para que tempestades ou secas influenciem as reservas subterrâneas de água.
Recuperação de nascentes: assista...


sábado, 4 de agosto de 2012

Escaravelhos



Escaravelhos
(do latim vulgar scarafaius, variante de scarabaeus, pelo português antigo escaraveo) é a designação comum a insetos coleópteros e coprófagos (especialmente os que vivem de excrementos de mamíferos herbívoros), da grande família dos escarabeídeos (Scarabaeidae), besouros pesados e coloridos, na qual se incluem besouros grandes e o famoso escaravelho sagrado (Scarabeus sacer), adorado pelos antigos egípcios. Há cerca de 30 mil espécies de escaravelhos no mundo. As fêmeas de certas espécies (como as do escaravelho sagrado) preparam uma bolinha de excremento (esterco), às vezes cobertas de barro, na qual põem o ovo, e que enterram depois de empurrá-la a certa distância. O escaravelho é também conhecido como escarabeu, carocha, rola-bosta, capitão, coró, bicho-bolo e bicho-carpinteiro. No Egito Antigo, os escaravelhos eram seres sagrados, sendo usados como amuletos relacionados com a vida após a morte e a ressurreição. Eram muito usados nas mumificações para proteger o morto no caminho para o além. O escaravelho rola-bosta leva seu excremento para a sua toca e o come lá.

Assista também: http://www.youtube.com/watch?v=tim3-OcW-GM&feature=related